Panmela Castro
b. 1981, Rio de Janeiro, Brazil
Lives and works in Rio de Janeiro and São Paulo, Brazil
Catarina Cassange 04, série Enciclopedia Negra, 2020
acrílica e carvão sobre tela
[acrylic and charcoal on canvas]
[acrylic and charcoal on canvas]
70 x 50 x 2 cm
27 1/2 x 19 3/4 x 3/4 in
27 1/2 x 19 3/4 x 3/4 in
17549
© artista [the artist]
Africana escravizada no Brasil, Catarina Cassange fugiu para procurar liberdade quando ainda estava grávida. Entre 1838 e 1839, seu proprietário colocou varios anuncios de busca no Diário do Rio de Janeiro. Conhecida vendedora, Catarina costumava circular ali pela Rua do Livramento e foi ali que contou com o apoio de outros africanos na sua fuga detidamente planejada. Aleixo, africano liberto que tinha oficio de barbeiro, ajudou a esconder Catarina na sua casa na Rua dos Ferradores. Depois ela conseguiu um apoio para alcançar o quilombo de Laranjeiras, onde deu a luz a seu filho, José. Fugas não eram romanticamente repentinas. Eram projetos detidamente arquitetados por quem, como Catarina, não queria que seu filho nascesse escravizado.
A exposição atrelada ao projeto homônimo, organizado por Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz, de compilar um livro com 300 verbetes sobre personalidades negras que se destacaram ao longo de quase quatrocentos anos de história do Brasil. Na mostra, 100 retratos de personalidades negras da história do Brasil foram produzidos por 35 artistas negros contemporâneos, dentre eles Antonio Obá, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Dalton Paula, Desali, Igi Ayedun, Juliana dos Santos, Moisés Patricio, Mônica Ventura, Nadia Taquary, Panmela Castro, Paulo Nazareth, Rebeca Carapiá, Rodrigo Bueno, Sônia Gomes e Tiago Sant’Ana. Os retratos passam a integrar à coleção da Pinacoteca de São Paulo, criando uma importante intervenção no que diz respeito à busca por maior representatividade de artistas afrodescendentes no museu.