Bernardo Ortiz desenha palavras. Concentrando-se no desenho como recurso para reter o tempo, o artista abdica de imagens miméticas do mundo e ressalta os efeitos minúsculos das coisas e dos acontecimentos. Formas simples como linhas, pontos e algumas garatujas e colagens são registradas em livros do artista, cadernos de anotações, guardanapos de restaurantes, panfletos comerciais e outros suportes. Interessam-lhe o percurso, o transitório, o desenho como caminho e o que envolve esse fazer. Dessa maneira, suas séries de desenhos estão sempre inacabadas, sempre à espera de marcas silenciosas do cotidiano.
Exposições recentes incluem El pánico de los animales pequeños, Alarcón Criado, Sevilla, Espanha (2023); De saltos y tropiezos, com Luis Roldán, Casas Riegner, Bogotá, Colômbia (2021); Balance, projeto especial no estande Alarcón Criado, ARCO Madrid (2019); Balance, Galería Alarcón Criado, Sevilla, Espanha (2019); Baja Resolución, Casas Riegner, Bogotá, Colômbia (2019); Mirror Typology, com Erick Beltrán, Espacio Odeón, Bogotá, Colômbia (2018); Amerikanische lieder, Siobhan Davies Studios, Londres, Reino Unido (2018); Fricção [Friction], Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil (2017); Corrección, Alarcón Criado, Sevilla, Espanha (2017); Untitled [a walk], Volt, Ervingen, Bergen, Noruega (2017); Borrar, MAMBA Museo de Arte Moderno, Buenos Aires, Argentina (2016); Agora somos mais de mil, Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil (2016); Dibujar y Robar (2016).
Ortiz participou da 20ª Bienal de Sydney (2016), da Biennial of the Americas, MCA Museum of Contemporary Art, Denver, EUA (2015); Drawing Biennial, Drawing Room, Londres, Inglaterra (2015), da 12ª Bienal de Cuenca (2014, Cuenca); 11ª Bienal de Monterrey FEMSA (2014, Centro de las Artes, Monterrey, México); 30a Bienal de São Paulo, Brasil e (2012); 11a Bienal de Lyon, França (2011).
Coleções das quais seu trabalho faz parte incluem: Centre National de Artes Plastiques (CNAP), França; Deustsche Bank, Berlim; Colección Patricia Phelps de Cisneros (CPPC), Nova York; Museum of Modern Art (MoMA), Nova York; Coleção Tate, Inglaterra; Kadist Collection, São Francisco / Paris; Colección Maraloto, Bogotá; Museo de Arte Moderno La Tertulia, Cali.
Ortiz foi co-curator da 7a Bienal do Mercosul (Porto Alegre, Brasil) e do 41 Salón Nacional de Artistas (Cali, Colômbia). Trabalhou como professor na Universidad de Los Andes em Bogotá, Universidad del Valle e Instituto Departamental de Bellas Artes ambas em Cali.