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Imagem Name: N.Date-11@EdouardFraipont20102020_fm.jpg

Mario García Torres N. 1975, Monclova, México Vive e trabalha entre a Cidade do México e Los Angeles, EUA
The Stronger Relationships Between Communities in the Altos de la Sierra Guerrerence Form a Triangle II, desconhecida
grafite e plastilita sobre juta
[graphite and plastilite on jute]
[graphite and plastilite on jute]
25 x 20 cm
9 7/8 x 7 7/8 in
9 7/8 x 7 7/8 in
17202
© artista [the artist]
A partir de uma abordagem multidisciplinar e perpassando diversos meios, os trabalhos de Mario García Torres (1975, Monclova)
frequentemente desenvolvem narrativas que desafiam pressupostos universais da história e, particularmente, da história da arte.
Contrariando a convenção de uma evolução linear do tempo, García Torres parou de datar suas obras no início dos anos 2000,
assumindo, no lugar do ano (e, por vezes, também do título), a sigla n.d. [no date]. A escolha de García Torres por abrir mão destes
parâmetros não apenas traz novas significações aos trabalhos, mas reforça possíveis conexões não-cronológicas em todo o seu
corpo de obras. No date revela-se uma importante chave de operação do artista para transgredir às inclinações classificatórias e limitantes da arte, tornando-se, ainda, seu pseudônimo - N.Date - na mostra Strange How Things Work Out, ocorrida na Galeria Luisa Strina em 2020.
Os trabalhos The Stronger Relationships Between Communities in the Altos de la Sierra Guerrerence Form a Triangle, The More
We Are, The More Attraction To Each Other We Will Have (First Attempt At Drawing a Nebulosa) e Time and Space Diagram foram
apresentados a público pela primeira vez nesta ocasião, creditados sob autoria de N.Date. Estes desenhos, pertencentes às séries Coincidências geométricas e Pedestrianismo solitário, sugerem uma abordagem não racionalista da ciência — refazendo a geometria e a astronomia. Aqui, formas triangulares derivam do mapeamento subjetivo das relações estabelecidas entre determinadas comunidades, enquanto o desenho de uma nebulosa é formado a partir de uma poética íntima. Estes desenhos enfatizam o dado afetivo latente como uma importante via de entendimento do mundo.