Corrupted Files: Galeria Luisa Strina
A Galeria Luisa Strina tem o prazer de apresentar a primeira exposição individual, do artista Balteo Yazbeck, no Brasil, com introdução de Carla Zaccaginini e Amilcar Packer. Uma conversa escrita entre ambos os artistas, por ocasião da exposição.
As fotografias apresentadas na exposição pertencem a documentos do Plan Caracas, que datam de meados dos anos 70. O Plano de Caracas foi a primeira experiência governamental documentada, que propunha a consolidação da infra-estrutura e o desenho arquitetônico das favelas venezuelanas, que cresciam organicamente em torno da capital modernista.
Apenas dois projetos foram terminados e documentados, publicando seus panfletos totalmente ilustrados: La Vega e Los Manolos, que receberam nomes originais, dados pelas pessoas, para estes desenvolvimentos urbanos espontâneos. Tudo isto coincidiu com a nacionalização da indústria do petróleo e um enorme afluo de dinheiro, produto da crise internacional do petróleo em 1973.
A retórica governamental que retratava o petróleo como propriedade do povo, e o fato de que apenas dois projetos dessa natureza foram concluídos, mostra como a interrupção desta iniciativa de re-distribuição de riqueza pode revelar a instrumentalidade da arquitetura e a fotografia como um instrumento de propaganda demagógica. Portanto, a manipulação e circulação das imagens de pessoas desfavorecidas e sua arquitetura se torna uma questão. Além disso, quando esta estratégia populista é repetidamente usada durante os últimos cinquenta anos, por todos os políticos, independentemente das suas posições ideológicas, torna-se uma manipulação evidente da imagem que acaba por anular a sua eficácia como certificador do real.