Transplantado (VW Brasilia): Galeria Luisa Strina

Apresentação

Galeria Luisa Strina tem o prazer de apresentar Transplantado (VW Brasilia), da artista brasileira e residente nos EUA, Clarissa Tossin. Tossin trabalha com vídeo, escultura, performance e instalação refletindo sobre as maneiras como o ambiente construído nos molda enquanto sujeitos. O fato de ter crescido em Brasília, a moderna capital planejada do Brasil, deu à artista a consciência da circulação global de imagens da modernidade, bem como seus efeitos sobre as psicologias nacionais e internacionais. Mais recentemente, ela tem se dedicado ao trabalho com espaços e estéticas entrelaçadas nos quais histórias transnacionais do Brasil e dos Estados Unidos permanecem impressos.

Transplantado (VW Brasilia) foi moldado em látex natural a partir de um Volkswagen Brasilia – o primeiro carro inteiramente projetado e fabricado pela Volkswagen no Brasil, e que recebeu o nome da cidade cujo projeto urbano enfatiza o uso do automóvel. Um carro popular, o Brasilia logo se tornou um ícone do design nacional. O carro que serviu de molde para Transplantado (VW Brasilia) é a peça central na instalação Brasília, Carros, Piscinas e outras Modernidades, exposta na Bienal de Los Angeles, no Hammer Museum, até setembro de 2014.

Enquanto o processo escultórico empresta ao objeto características antropomórficas provocando reflexões sobre o status do automóvel como terceira pele indentitária na sociedade de consumo, o uso do latéx também estabelece uma relação direta com a indústria e seus processos de produção.

Transplantado (VW Brasilia) entrelaça símbolos da modernização brasileira com uma passagem na história da exploração da borracha no país: a bem-sucedida tentativa de Henry Wickham de contrabandear sementes da seringueira (Hevea Brasiliensis) da região de Santarém, no Brasil, aos Kew Gardens, em Londres, de onde mudas foram enviadas para a Malásia, condenando assim o ciclo da borracha amazônica e dando início ao monopólio mundial de produção de borracha pelos britânicos. Outro momento da história da exploração da borracha na Amazônia, desta vez pela Companhia Ford, é o ponto de partida para o corpo de trabalho mais recente da artista.

Installation Views