Juan Araujo
b. 1971, Caracas, Venezuela
Lives and works in Porto, Portugal
Casa Vermelha, 2016
óleo sobre tela
[oil on canvas]
[oil on canvas]
33 x 41 cm
13 x 16 1/8 in
13 x 16 1/8 in
13599
© artista [the artist]
Amancio Guedes, mais conhecido como Pancho Guedes, (Lisboa, 1925), foi um arquitecto, escultor e pintor português que desenvolveu grande parte do seu extenso trabalho no continente africano, principalmente nas cidades de Moçambique e Joanesburgo.
Como arquiteto, ele desenvolveu uma série de construções civis e privadas com um estilo particular de modernidade, ligado ao surrealismo, que o levou a uma genuína síntese de fantasia, figuração e abstração. Ele sempre manteve em seu trabalho uma influência cultural híbrida entre os movimentos da arte e arquitetura européias e as inspirações aborígines africanas. Com um trabalho de influência gráfica e escultural marcante, ele se permitia abordar facilmente uma alusão a Gaudi ou um plano tribal no mesmo edifício.
A Casa Vermelha (1969, Maputo) é um projecto de duas casas feitas num bloco viradas uma para a outra e foi originalmente construída como residências de dois médicos do bairro de Sommerschield na cidade de Maputo, anteriormente Lourenço Marques. Tomando uma foto antiga da casa como modelo (agora pintada de branco e fechada entre paredes), a pintura está semi-acabada com a intenção de enfatizar o aspecto gráfico da estrutura, dando maior contraste às sombras das janelas, suas bordas. e variando a intensidade da cor vermelha.