-
Marepe Nasceu em 1970, Santo Antônio de Jesus, Brasil
Vive e trabalha em Santo Antônio de JesusEmbutido XIII, da série Arquitetura Aérea, 2019fio de acrílico e madeira124 x 124 x 94 cm16553© artista [the artist]A série dos Embutidos, de Marepe, começou em 1999 e conheceu desdobramentos complexos desde então. O Embutido Recôncavo - Recôncavo Embutido (2003), por exemplo, foi apresentado na Bienal de Veneza do ano de sua produção.O artista afirma, em declaração de 2012, que a obra de 1999 foi um marco em sua trajetória porque, "na virada do século, as preocupações sobre o destino do Brasil faziam parte de minhas ansiedades. Meus estudos sobre Hélio Oiticica me estimulavam a criar algo que falasse sobre a moradia, tendo como referência as favelas brasileiras e todos os improvisos para se morar. Tentei encontrar soluções através da racionalidade para um espaço mínimo, em que um espaço único se transformasse e se multiplicasse em todos os cômodos comuns de uma casa: quarto, sala, cozinha, área de serviço, banheiro. A solução foi embutir todos os móveis e utilitários nas extremidades da construção, deixando um vão único no centro. Mesmo que seja encarado como uma utopia falar de soluções em temas tão complexos, como a moradia, naquele momento era minha contribuição e todo meu esforço em relação a essa questão. De lá pra cá o Brasil mudou muito e as ansiedades são outras para o país, mas considero que este trabalho ainda é atual. Havia um desejo que esta ideia de casa fosse popular e que seu desenho original pudesse ser reproduzido, estando a disposição para quem desejasse construir". Seguiram-se o Embutidinho, versão miniaturizada do Recôncavo Embutido, como se fora sua maquete, o Embutido Sanfona (2013) e os Embutidos da série Arquitetura Aérea, iniciados em 2016, entre outros. Esta série faz referência à arquitetura por meio do uso de métodos construtivos de gaiolas e referências à arte concreta brasileira. As arquiteturas embutidas, objetos vazios que tocam na questão da liberdade e da natureza, constituem uma espécie de utopia aerodinâmica de projetos de casas suspensas. No Embutido Mexerica (2012), apresentado na exposição individual de Marepe na galeria em 2021, o artista usa o mesmo princípio construtivo, o de uma arquitetura que se desdobra no espaço, podendo ser vivenciada em sua forma compacta ou toda expandida, abordando mais uma vez a precariedade brasileira associada ao exercício de uma racionalidade do improviso sem igual.Exposições
Aglomerado Mergulho, solo show, Galeria Luisa Strina, São Paulo, 2021
Luisa Strina Mailing List
Inscreva-se
* denotes required fields
We will process the personal data you have supplied in accordance with our privacy policy (available on request). You can unsubscribe or change your preferences at any time by clicking the link in our emails.